Para candidato o Deputado Estadual Sergio Santana, é necessário capacitação para que as pessoas possam tirar ao máximo da tecnologia.
Um dos temas em alta é a inclusão digital no Brasil e no Estado de São Paulo. Com a pandemia da covid-19 isso se tornou ainda mais necessário, para avanço no ensino nas escolas para a crianças e adolescentes.
A inclusão pode servir tanto para ajudar pessoas idosas a compreender como a internet funciona, como para oferecer recursos para que pessoas com menor poder aquisitivo tenham acesso à internet.
O setor público investe e muito na educação do país, chegam nas escolas computadores, tecnologia, mas não capacitam os professores e nem ensinam bem as crianças e adolescentes a usarem de forma correta.
O candidato a deputado estadual Sergio Santana acredita que é necessário capacitar para que a tecnologia não se torne sucata.
“O setor público investe muito mas não se capacita as pessoas mais vulneráveis, correndo o risco dos equipamentos virarem sucata. Além de fornecer, nos temos que capacitar eles para usarem a tecnologia. Ajudar todo o corpo docente com capacitação para que possam ensinar e tirarem o maior proveito da tecnologia”, afirma Sergio Santana.
Para que a inclusão digital é preciso de três elementos básicos: um dispositivo para conexão, o acesso à rede e o acesso ao ambiente digital.
No Brasil, a cada quatro brasileiros, três têm acesso à internet, 46 milhões ainda não fazem parte dessa realidade, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) de 2018 e divulgada pelo IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística).
O estudo aponta que 41,6%) dizem não saber usar a internet. Em muitos casos, as pessoas não usam a internet, porque não tem conhecimento sobre como utilizá-la.
“E nos entendemos que inclusão digital não é só fornecer tecnologia. Isso acontece porque não há um incentivo de ensino para essas pessoas. Nós queremos que tenham treinamentos, cursos de capacitação, oficinas de aprendizado para que possam utilizar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer”, diz o candidato a Deputado Estadual Sergio Santana.
Pensando sempre nas pessoas mais carentes e necessitadas, o candidato Sergio Santana como vereador na Câmara Municipal de Santos criou o “Programa Vovô Hi-Tech” com o intuito de fomentar o interesse de pessoas da 3a idade à novas tecnologias.
Sergio Santana espera chegar à Assembleia Legislativa de São Paulo para que possa fazer mais projetos como esse em todo o estado além de trabalhar por inclusão digital de verdade para as pessoas.
Sérgio Santana, Deputado Estadual, Eleições 2022, Segurança Pública, inclusão digital, internet, tecnologia, São Paulo.