Bairro da Zona Noroeste, o São Manoel vai ganhar um centro esportivo com campo de futebol, quadra poliesportiva, arquibancada, vestiários e espaço de convívio sociocultural. Esta estrutura será erguida onde hoje funciona a UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior, entre as ruas Nicolau Moran e Ada Campanini da Silva. O termo de compromisso para a construção deste equipamento esportivo foi assinado pelo prefeito Rogério Santos na manhã desta sexta-feira (6) perante lideranças comunitárias, na sede da Sociedade de Melhoramentos do São Manoel. – O pedido para uma reformulação da área foi feita pelo Vereador Sergio Santana.
O pedido para uma área de lazer moderna acoplando com um novo complexo esportivo é antigo e foi pedido através do Vereador Sergio Santana, que tem um carinho especial com o bairro.
A construção, que deve ganhar o nome de Rei Pelé, está atrelada ao projeto do complexo educacional a ser erguido na Praça Nicolau Geraigire, em uma área de 4,9 mil m², que contemplará os ensinos infantil, fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). O projeto integrará as unidades municipais de ensino Dr. José Carlos de Azevedo Júnior e Flávio Cipriano Barbosa, passando a ser o maior complexo escolar público de Santos. O conjunto educacional deve começar a ser construído ainda este mês, com previsão de entrega em fevereiro de 2024, segundo a secretária municipal de Infraestrutura e Edificações, Larissa Cordeiro.
O prefeito se comprometeu nesta sexta-feira que, assim que entregar esse equipamento, terão início as obras do complexo esportivo, que devem durar seis meses. Como parte do espaço do futuro centro engloba a área onde está o campo de futebol do bairro, durante a construção os moradores vão seguir praticando a modalidade em três locais: em uma unidade do Sesi, no Jabaquara Atlético Clube e no Centro Esportivo Pagão, conforme explicou o presidente da Associação de Moradores do Caminho São Manoel, Marco Antônio Ferraz Júnior, o Marquinho.
O presidente da Sociedade de Melhoramentos do São Manoel, Edimilson Almeida Duarte, o Didi, conta que joga no campo de futebol há 30 anos. “Fui criado nele, mas todos aqui estamos felizes com este investimento. O bairro vai ter uma escola digna para crianças e adultos. Estamos felizes em receber o maior complexo educacional público de Santos”.
Ao garantir recursos para a construção do complexo esportivo, o prefeito Rogério Santos justificou a sugestão de que o equipamento receba o nome de Rei Pelé. “Ao marcar o milésimo gol, Pelé pediu para que olhássemos para as criancinhas. E os moradores do São Manoel escolheram a construção do complexo educacional para privilegiar as crianças. Graças ao ensino de qualidade, elas poderão ter empregos melhores e vidas melhores”.